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3 Soluções CISCO para comunicações VoIP

2023-08-18

VoIP é a sigla de Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo Internet). Desde meados da década de 90, as empresas têm vindo a transferir as suas ofertas de telecomunicações das redes de voz tradicionais - como linhas alugadas e centrais telefónicas privadas (PBX) - para a tecnologia de voz sobre IP (VoIP). A VoIP é a família de tecnologias que permite a utilização de redes IP para aplicações de voz, como telefonia, mensagens instantâneas de voz e teleconferência. A VoIP define uma forma de transportar chamadas de voz através de uma rede IP, incluindo a forma como os fluxos de voz são digitalizados e organizados em pacotes.
 
Benefícios e funções:
As informações de voz são enviadas digitalmente utilizando as mesmas redes que já utiliza para a Internet. Ao contornar as linhas telefónicas convencionais, os custos básicos das chamadas são consideravelmente reduzidos - muitas vezes até 40% para as chamadas normais e ainda mais para as internacionais. Também é possível reduzir o número de linhas físicas necessárias, uma vez que cada funcionário pode ter a sua própria extensão virtual. Estes podem ser contactados através de qualquer dispositivo ligado, desde telefones de secretária a smartphones, para que todos possam estar informados, independentemente do local onde se encontrem.
Atendedores automáticos realizam transcrições de correio de voz para correio eletrónico, o que torna as comunicações no seu escritório mais rápidas e flexíveis do que nunca. Pode manter o controlo destes serviços através de um painel de controlo online simples, acessível a partir de qualquer lugar com o seu computador ou dispositivo móvel. Pode adicionar rapidamente utilizadores ou funcionalidades e ver relatórios de utilização detalhados para o ajudar a poupar ainda mais.
 
Componentes de uma rede VoIP
A figura mostra os componentes básicos de uma rede de voz por pacotes:

Telefones IP: Os telefones IP fornecem um ponto final IP para comunicação de voz.
Gatekeeper: O gatekeeper fornece controlo de admissão de chamadas (CAC), controlo e gestão da largura de banda e tradução de endereços.
Gateway: O gateway fornece a tradução entre redes VoIP e não VoIP, como a PSTN. As gateways também fornecem acesso físico a dispositivos de voz analógicos e digitais locais, como telefones, aparelhos de fax, teclados e PBXs.
Unidade de controlo multiponto: A unidade de controlo multiponto fornece conetividade em tempo real para que os participantes em vários locais possam assistir à mesma videoconferência ou reunião.
Agente de chamadas: O agente de chamadas fornece controlo de chamadas para telefones IP, CAC, controlo e gestão da largura de banda e tradução de endereços.
Servidores de aplicações: Os servidores de aplicações fornecem serviços como correio de voz, mensagens unificadas e a consola de atendimento do Cisco Unified Communications Manager.
Estação de videoconferência: A estação de videoconferência fornece acesso para a participação do utilizador final em videoconferências.

 
3 Soluções VoIP da Cisco.

Aqui estão três soluções VoIP da Cisco fornecidas para pequenas e grandes empresas e os seguintes produtos podem ser recomendados. Pode escolher os produtos adequados às suas necessidades.

Solução Cisco VoIP para grandes empresas:

Grandes CUCM
ISR4451-X-V/K9+NIM-1MFT-T/E1 Router UC
C9300-48T-A Switch de núcleo L3
C9200-48P-E ou WS-C2960X-48FPS-L Switch PoE L2
BE6H-M5-K9 (2500 IP PHONE) Servidor de voz
BE6K-UCL-ENH Licença
CP-8841-K9 Telefone IP

Solução Cisco VoIP para médias empresas:

Médias CUCM
ISR4431-X-V/K9+NIM-1MFT-T/E1 Router UC
C9300-48T-A Switch de núcleo L3
C9200-48P-E ou WS-C2960X-48FPS-L Switch PoE L2
BE6M-M5-K9 (1200 IP PHONE) Servidor de voz
BE6K-UCL-ENH  BE6K-UCL-BAS Licença
CP-8841-K9 e CP-7821-K9 Telefone IP

 Solução Cisco VoIP para pequenas empresas:

Pequenas CME (sem servidor de voz)
ISR4431-X-V/K9(2500 telf Ip +NIM-1MFT-T/E1 Router UC
C9200-48P-E ou WS-C2960X-48FPS-L POE switch
CME-SRST Licença
CP-7841-K9 e CP-7821-K9 Telefone IP

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Tags: Voip, Cisco, IP

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